Postagem Consequências da prematuridade na saúde bucal. #NovembroRoxo

Consequências da prematuridade na saúde bucal. #NovembroRoxo

Informativo

30 de Novembro de 2023

Novembro é o mês da prematuridade e eu vim conversar sobre essa condição que é considerada um problema de saúde pública porque pode causar diversas intercorrências na vida da criança, como problemas respiratórios, por exemplo.

Mas tu sabias que a prematuridade também tem consequências na saúde bucal?

Os bebês prematuros são aqueles que nascem com menos de 37 semanas de gestação.

Um estudo mostrou que nascem cerca de 15 milhões de bebês prematuros por ano no mundo, que super número, né?? E no Brasil, cerca de 11,5% dos nascimentos são de bebês prematuros, o que é maior do que a média mundial, que ficam em torno de 7%.

Ta, Marina, mas o que a prematuridade tem a ver com a saúde bucal?

1- ALTERAÇÕES NO CÉU DA BOCA:
Crianças que nascem prematuras tem uma maior chance de apresentarem alterações no palato o famoso “céu da boca”, como fendas palatinas por exemplo, que é quando o “céu da boca” não termina a sua formação de forma apropriada.

2 - ALTERAÇÃO NO NASCIMENTO DOS DENTINHOS: Prematuros tem uma maior ocorrência de atraso no nascimento dos dentinhos e/ou alteração na ordem do nascimento dos dentes, principalmente quando há baixo peso ao nascer e necessidade de ventilação mecânica.

3 - DEFEITOS DE ESMALTE: Defeitos de esmalte são dentes que nascem mais “fracos” devido a alguma alteração durante a sua formação, esses dentes tem um risco maior de cárie e de fratura. Crianças nascidas prematuras tem uma chance bem maior de desenvolverem defeitos de esmalte quando comparadas a crianças nascidas no tempo normal.

4 - CÁRIE DENTÁRIA: Sim, crianças prematuras tem uma chance maior de desenvolverem a doença cárie por estarem mais suscetíveis a fatores de risco para a cárie como defeitos de esmalte e o aleitamento artificial, por exemplo.

Por isso, é suuuuper importante que as crianças nascidas prematuras tenham um acompanhamento odontológico periódico.

Tenha uma odontopediatra para acompanhar teu pequeno. Participar de um clube da prevenção, como o Dent clube, é uma forma de manter as consultas preventivas e periódicas. Isso reduz problemas bucais, principalmente nas crianças com defeitos na estrutura do esmalte.

Já sabias de tudo isso??

 

Marina Christ - CRO: 25383
Odontopediatria e Ortopedia dos Maxilares - Spazio Sorrir

 

Odontopediatria | Ortopedia dos maxilares | Ortodontia | Laser | Sedação odontológica | Teste da linguinha | Odontologia para adultos com medo e fobia odontológica | Dentista de criança | Odontopediatra | ortodontia para crianças

Fale conosco

Dúvidas, dicas ou sugestão são sempre bem-vindas.
Envie sua mensagem e assim que possível nossa equipe entrará em contato com você.

Agende sua consulta (53) 9.8466.2462