Postagem A chegada de um bebê prematuro  #NovembroRoxo

A chegada de um bebê prematuro #NovembroRoxo

Informativo

23 de Novembro de 2023

A chegada de um filho é um momento transformador para todos. Nascer antes do tempo é muito mais.

É nascer prematuramente, nascer antes de estar com vários órgãos prontinhos para encarar a vida fora da barriga.

Ninguém espera um bebê antes de 37 semanas.

Entretanto, eles podem chegar. Quando menos se espera.

Uma consulta com a obstetra, um exame, uma infecção... várias são as causas. E o Brasil está entre os campeões de prematuros. Por aqui 12% dos nascimentos são de apressadinhos.

De acordo com o tempo dentro da barriga, eles são classificados pela Organização Mundial da Saúde em prematuros extremos (nasceram antes de 28 semanas), os muito prematuros (28-31 semanas) e os moderados (32-36 semanas de gestação).

Muitos precisam ficar afastados de seus pais, com cuidados intensivos, cheios de fios e barulhos de monitores na sua volta. E o tempo destes cuidados serão cada dia um dia, uma torcida pela vitória com muitas batalhas.

Os que nascem entre 35 e 37 semanas também podem ser chamados de prematuros tardios. Apesar de muitas vezes não precisarem de cuidados intensivos, nem sempre seu cérebro vai entender que o nenê nasceu. Pode ter dificuldades no equilíbrio da glicose. Ter mais desafios na mamada (cansa mais, dorme, precisa ser acordado, ter mais paciência). Pode ficar mais amarelo (ictérico) do que os outros bebês. Perder mais peso nos primeiros dias. Precisam de cuidados especiais!

Novembro é o mês em que se tem o desejo de conscientizar todos da importância do acompanhamento pré-natal. Identificar precocemente a possibilidade do parto prematuro e evitar o nascimento antes do tempo.

Porque prematuridade não é fácil.

Mas não se iluda, são pequenos grandes guerreiros.

Precisam respirar, crescer, desenvolver seu cérebro, seus pulmões e ganhar peso com calma fora da barriga da mamãe.

Precisam de olhares e toques diferenciados.

Terão duas idades: a cronológica (que conta o tempo fora da barriga) e a corrigida – que considera o tempo que deveria estar maturando. Explicando: se nascer com 34 semanas, digamos dia 10 de outubro. No dia 11 de novembro pode comemorar um mês de vida cronológica, mas a idade corrigida é 38 semanas – estaria nascendo.

É importante saber disso para diminuir angústias principalmente em relação ao neurodesenvolvimento. De novo um exemplo: esta criança quando fizer 6 meses poderá não estar sentando pois ainda não tem maturidade para isso.

Precisamos falar sobre a prematuridade para saberes que é importantíssimo o assunto e para que possamos ter pequenas ações que causem grande impacto. E o prematuro precisa disso.

Que pequenas ações?
Precisamos que tu cuides das gestantes da tua volta, e se fores gestante já saibas que se um prematuro chegar na tua vida entendas que terás grandes lições com aquele pequeno ser.

Maria Amalia Saavedra - Pediatra Neonatologista | CREME/RS 17522
Neonatologista, trabalhou e coordenou uti neonatal e semi-intensiva do Hospital Escola da UFPEL

Instagram: @‌amaliasaavedraped
Local de atendimento: Moinho Office - Av. Dom Joaquim, 1515

Fale conosco

Dúvidas, dicas ou sugestão são sempre bem-vindas.
Envie sua mensagem e assim que possível nossa equipe entrará em contato com você.

Agende sua consulta (53) 9.8466.2462